A conexão com a natureza do Rio vira tema de filme e websérie

Personagens revelam suas relações especiais com a paisagem natural da cidade em novo projeto audiovisual multimídia do documentarista e fotógrafo carioca Rafael Duarte

www.docrio.art   

As histórias de cinco personagens que têm conexões especiais com as áreas naturais da cidade do Rio de Janeiro são entrelaçadas no novo projeto multimídia do documentarista, fotógrafo e jornalista Rafael Duarte, que retratou a cidade de suas perspectivas inusitadas no filme e na websérie “RIO de olhares únicos” (Bambalaio/2021). Autor do livro “RIO”, resultado da captação de imagens durante 10 anos em uma pesquisa imagética na cidade, o diretor se inspirou nas perspectivas inusitadas e ambientes que explorou neste período. Agora, em sua versão audiovisual, o projeto revela a integração com a natureza na rotina dos personagens de forma cotidiana. No Brasil o filme será lançado no festival de vida ao ar livre Rocky Spirit onde estará disponível até o dia 03 de outubro para ser assistido gratuitamente pela plataforma: www.rockyspirit.com.br. O projeto já está ganhando o mundo. Na Europa o filme será transmitido em todo o continente pelo canal ARTE. Nos estados Unidos ganhou seu primeiro prêmio, o de melhor documentário curta-metragem no New York City Film & Television Festival.  E já foi selecionado para ser exibido em um total de 8 festivais internacionais.

Em seguida, a websérie do projeto será lançada no site oficial do projeto: www.docrio.art no dia 05 de outubro. Serão cinco episódios – um sobre cada personagem – mais dois extras sobre o processo criativo da obra. Os personagens retratados em “RIO de olhares únicos” são: o ultramaratonista Chico Santos, um cearense que chegou no Rio na adolescência em busca de construir uma carreira profissional no Rio e descobriu na corrida pelas florestas da cidade uma vocação e se tornou um expoente do esporte. Erika Sedlacek de Almeida é uma aleta de highline (fita de longo comprimento instalada sobre cânions) que sonhava em fugir com o circo, mas se encontrou no esporte que a permitiu fazer manobras corporais nas alturas.  Montanhista e engenheiro Giuseppe Pellegrini, o Pellé, é o funcionário mais antigo do Bondinho Pão de Açúcar. Ele conta como entrou para a companhia que abriga o teleférico mais famoso do mundo por conta da prática da escalada, onde trabalhou por quase seis décadas e já escalou o Pão de Açúcar mais de 3.500 vezes. Larissa Cunha, bióloga ornitóloga que pesquisa os ninhais de atobás e fragatas do Monumento Natural das Ilhas Cagarras, e o piloto e recordista de voos livre duplos Ruy Marra, pesquisador em neurociência, que inventou a Yoga no céu, prática com base científica em neuriciência que visa evitar o medo das pessoas através de estímulos emocionais a 500m de altitude.

Além do Rocky Spirit (Brazil), o filme foi selecionado para outros quatro festivais internacionais, o NatureTrack Film Festival (EUA), o New Creators Awards (EUA), o  Inffinity Film Festival, e os festivais internacionais de filmes de montanha ne Torelló (Espanha) e Poprad (Eslováquia). Também foi premiado pelo New York Film & Television Festival com o Marshall Flaum Best Short Documentary Film Award. O projeto é uma realização da produtora Bambalaio com patrocínio da Prefeitura do Rio, Bondinho Pão de Açúcar, hotéis Arpoador e Ipanema INN e Sysfer, através da Lei Municipal de incentivo à Cultura.

Sinopse

“RIO de olhares únicos” mostra a jornada do fotógrafo Rafael Duarte pela cidade do Rio de Janeiro em busca de explorar ângulos exclusivos da cidade através dos olhares de cinco personagens que possuem relações especiais com a paisagem natural da cidade. O documentário revela como o contato com a natureza na vida cotidiana destas pessoas impactam as suas vidas e a forma que eles enxergam o mundo.

SERVIÇO:

Para assistir de graça no festival até 03/10: https://rockyspirit.com.br/2021/08/17/rio-de-olhares-unicos/?fbclid=IwAR0QY8tah-6Qxr18NOn7pcka9dnmcofo71Ucy_uZn2ghLqSj3MzwRSvOceo

Site oficial do projeto (exibição da webséie): www.docrio.art

Trailer: https://vimeo.com/560036668

Mais informações: www.docrio.art

Novo podcast reflete sobre a relação do homem com o meio ambiente e aproxima os ouvintes de questões da natureza

podcast reconecta rafael duarte

Apresentado por Rafael Duarte e com convidados a cada episódio, RECONECTA promove discussões sobre o impacto das atitudes do homem no nosso planeta; primeira temporada tem dez episódios, produção da Bambalaio e distribuição da Half Deaf nos principais agregadores de podcasts, como Deezer e Spotify. Lançamento é no dia 12 de junho

 

Ouça no seu agregador de podcasts favorito:

Spotify: https://open.spotify.com/show/4OkYkWvuSHcABYfLE340C8?si=kc4UFxxsTQGYsZzKI98WFQ

Apple Podcasts: https://podcasts.apple.com/br/podcast/reconecta/id1516920266?l=en

Half Deaf: https://halfdeaf.com.br/shows/reconecta

A quarentena forçada pela crise do novo coronavírus fez com que a sociedade parasse em vários sentidos e a fez refletir sobre inúmeras questões relevantes para a qualidade da vida humana, como a do meio ambiente, uma das principais. Neste cenário nasce o RECONECTA, podcast com apresentação do jornalista, fotógrafo, documentarista e diretor da Bambalaio, Rafael Duarte. O programa estreia na próxima sexta-feira, 12 de junho, nos principais agregadores de podcasts e é um espaço de reflexão sobre o futuro próximo do planeta, a forma como as pessoas viverão quando a crise acabar, seus hábitos e ações determinantes para a conservação do meio ambiente, que está diretamente ligado ao bem-estar do ser humano.

reconecta ailton krenak

A primeira temporada do RECONECTA terá 10 episódios e contará com a participação de pensadores, cientistas e comunicadores que trarão reflexões sobre a conexão entre o ser humano e o seu ambiente natural. O podcast vai contextualizar as questões ambientais dos pontos de vista da nossa sociedade e irá propor caminhos para uma vida de melhor qualidade em um planeta, possivelmente, mais saudável, durável e sustentável.

“Estamos passando por um momento histórico. A humanidade vive uma fase crucial e 2020 é um ano crítico para o planeta. Temos apenas uma década para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A questão ambiental deve se tornar prioridade na pauta internacional para que a gente resolva, enquanto serem humanos, os problemas que nós mesmos criamos e assim restabelecermos um meio ambiente saudável para nós e para as demais espécies”, analisa Duarte. “A sociedade precisa ter mais informações para refletir sobre seu papel no planeta e agir para tornar a sua própria casa um lugar mais durável e sustentável”.

 

reconecta podcast carlos nobre

O programa de estreia terá a participação do pensador e líder indígena Ailton Krenak, que fala sobre a conexão do homem e a natureza. Já o segundo episódio, que também será disponibilizado em 12 de junho, conta com o climatologista Carlos Nobre, que debate sobre os desafios climáticos e os riscos que a Amazônia corre, as consequências que a humanidade poderá sofrer com isso e o que podemos fazer para resolver a situação. Os demais programas serão lançados quinzenalmente, sempre às sextas-feiras, no Deezer, Spotify, Apple Podcasts, Google Podcast e demais agregadores.

 

RECONECTA tem produção da Bambalaio, com roteiro, apresentação e edição de Rafael Duarte, e finalização e distribuição da Half Deaf, produtora de podcasts da GMD. Para acompanhar as novidades do podcast, visite os perfis @reconectapodcast e @rafaelduartephotography no Instagram e o perfil @reconectapodcast no Twitter.

 

Sobre o apresentador:

IMG_6240 copy

Rafael Duarte é jornalista, fotógrafo e documentarista. Mestre em Cinema e Audiovisual pela Sorbonne (França), é diretor criativo da produtora Bambalaio, especializada em storytelling transmídia, projetos documentais e ambientais. É autor de sete filmes e quatro livros premiados, muitos deles ligados a questões ambientais ou que refletem sobre paisagens naturais e a relação do ser humano com elas. Como jornalista e fotógrafo, colaborou com vários veículos nacionais e internacionais como O Globo, National Geographic, Go Outside, a VICE e o Extremos. Com sua equipe de expedições, a Miramundos, produziu diversas reportagens, webséries, documentários e livros com o objetivo de estimular a conservação ambiental, cultural e histórica de diversos lugares do planeta.

 

Sobre o RECONECTA Podcast

Apresentado por Rafael Duarte, jornalista, fotógrafo, documentarista e diretor criativo da Bambalaio, o RECONECTA Podcast se propõe a sensibilizar a sociedade sobre como ela está sendo impactada pela crise ambiental e climática, provocando reflexões sobre a conexão entre o ser humano e a natureza. Na primeira temporada, de dez episódios, Rafael Duarte convida especialistas, cientistas e comunicadores que irão contextualizar as questões ambientais com o bem-estar humano e apontar caminhos e soluções que possam levar a um planeta mais saudável, durável e sustentável. Assuntos como mudanças climáticas, desmatamento, biodiversidade, políticas públicas ambientais, mobilização da sociedade civil e economia sustentável estarão entre os temas dos programas. A iniciativa tem produção da Bambalaio, com roteiro, apresentação e edição de Rafael Duarte e finalização e distribuição da Half Deaf.

Sobre a Half Deaf 

A Half Deaf é uma produtora da GMD em parceria com os roteiristas de TV e cinema Gus Lanzetta e Vitor Brandt que tem como objetivo produzir e publicar podcasts de qualidade, fomentando o consumo de programas com esse formato no Brasil, tanto para o entretenimento quanto para o mercado publicitário. Todos os podcasts com o selo Half Deaf são produzidos em São Paulo, nos estúdios da GMD.

Sobre a GMD

Agência de marketing digital com escritórios e estúdios no Brasil e no México, a GMD cria estratégias, desenvolve conteúdo, produz vídeos, analisa todos os resultados de acordo com as necessidades de cada cliente e desenvolve campanhas completas para marcas que querem se conectar diretamente com seu público, seja por mídias tradicionais, redes sociais ou ações especiais. Especialista em branded content, em seis anos desde sua criação, a GMD já produziu e publicou mais de 600 vídeos, que geraram 30 milhões de visualizações, e gerencia comunidades com 12 milhões de pessoas no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e demais redes de seus parceiros.

 

Onde encontrar o RECONECTA:

Instagram: www.instagram.com/reconectapodcast |www.instagram.com/@rafaelduartephotography

Twitter: @reconectacast

ASSISTA: Rafael Duarte apresenta a série “RIO”

RIO por Rafael Duarte | Apresentação from Bambalaio on Vimeo.

Prorrogada a exposição “RIO” de Rafael Duarte na galeria CINZA

830A6273A galeria CINZA, no Fashion Mall, prorrogou até o dia 30 de abril a exposição “RIO”, de fotografias do carioca Rafael Duarte. A mostra apresenta 15 fotos icônicas do fotógrafos com paisagens como a rampa de voo livre com o morro Dois Irmãos e São Conrado ao fundo – fotografada da arquibancada sob a rampa da Pedra Bonita -, gramado e arquibancadas do Maracanã com o Cristo Redentor ao fundo – clicados da passarela dos holofotes do estádio -, roldanas de sustentação do Bondinho com o Pão de Açúcar ao fundo – foto feita da cesta de manutenção no topo do Bondinho -, entre outras imagens que mostram um novo ângulo da cidade. A galeria também dispõe do fotolivro de mesmo nome recém lançado no Rio, no Foto em Pauta e na SP-arte, que traz a série completa do artista que trabalhou neste projeto nos últimos oito anos.

830A6304

“As fotos do Rafael Duarte agradam as pessoas, pois são fruto de muita criação e planejamento, o que as tornam únicas, destacando-as entre tantas outras que têm o Rio de Janeiro como tema”, comenta Joaquim Nabuco, galerista da Cinza Photogallery e fotógrafo. As fotografias da série revelam novos olhares sobre paisagens já conhecidas. Como admirador do lugar onde nasceu e cresceu, Rafael sempre procurou estabelecer um olhar generoso para a capital fluminense com sua expressão artística. Inspirado nos mestres Ansel Adams, Sebastião Salgado e Marc Ferrez, e movido pela curiosidade e ímpeto de encontrar a essência geográfica do Rio, o fotógrafo explorou a cidade em busca de ângulos únicos, improváveis e de perspectivas incomuns para criar essa série artística, investigativa e documental. O objetivo foi revelar a delicadeza e a força que estão na sinergia entre o natural e o urbano, resultado dessa longa imersão sobre o território carioca.

830A6280

Sobre a exposição RIO

Cinza Photogallery

Endereço: Fashiion Mall: Estrada da Gávea, 899, São Conrado, Rio de Janeiro

Visitação até dia 30 de abril

Segunda a quarta 10 às 17h

Quinta e sexta das 10 às 22h

Sábados e domingos das 14 às 21h

Galeria fechada durante o feriadão de Páscoa

830A6284

Galeria Cinza abre exposição de fotos “RIO” de Rafael Duarte

convite_lançamento_livrorio_atualização_5

O fotógrafo carioca Rafael Duarte leva as fotos de seu mais novo livro RIO, para uma exposição na Cinza Photogallery, no Fashion Mall. Com abertura no dia 2 de abril, a mostra apresenta 13 fotos icônicas, com paisagens como a rampa de voo livre com o morro Dois Irmãos e São Conrado ao fundo – fotografada da arquibancada sob a rampa da Pedra Bonita -, gramado e arquibancadas do Maracanã com o Cristo Redentor ao fundo – clicados da passarela dos holofotes do estádio -, roldanas de sustentação do Bondinho com o Pão de Açúcar ao fundo – foto feita da cesta de manutenção no topo do Bondinho -, entre outras belas imagens que mostram um novo ângulo da cidade.

“As fotos do Rafael Duarte agradam as pessoas, pois são fruto de muita criação e planejamento, o que as tornam únicas, destacando-as entre tantas outras que têm o Rio de Janeiro como tema”, comenta Joaquim Nabuco, galerista da Cinza Photogallery e fotógrafo.

Na abertura da exposição também haverá uma sessão de autógrafos do livro Rio, lançado esse ano, que revela outros ângulos da cidade do Rio de Janeiro. A obra traz uma série de imagens que revelam novos olhares sobre paisagens já conhecidas. Como admirador do lugar onde nasceu e cresceu, Rafael sempre procurou estabelecer um olhar generoso para a capital fluminense com sua expressão artística. Inspirado nos mestres Ansel Adams, Sebastião Salgado e Marc Ferrez, e movido pela curiosidade e ímpeto de encontrar a essência geográfica do Rio, o fotógrafo explorou a cidade em busca de ângulos únicos, improváveis e de perspectivas incomuns para criar essa série artística, investigativa e documental. O objetivo foi revelar a delicadeza e a força que estão na sinergia entre o natural e o urbano, resultado dessa longa imersão sobre o território carioca. E serão esses novos ângulos da Cidade Maravilhosa que estarão na exposição.

O livro, com 200 páginas e fotografias em preto e branco, editada pela Editora Bambalaio, é um convite para que o leitor faça uma viagem pelo Rio ao logo dos quatro capítulos que representam recortes das regiões da cidade. O percurso segue a lógica do descobrimento e da ocupação urbana. Começa pela baía de Guanabara e as silhuetas das montanhas vistas de Niterói, entra pelo Centro antigo, passa pela Zona Norte e cruza a Floresta da Tijuca até chegar à Zona Sul e, por fim, desbrava os recantos mais inóspitos da Zona Oeste situados no Parque Estadual da Pedra Branca.

 

Sobre a exposição

RIO

Cinza Photogallery

Endereço: Estrada da Gávea, 899, São Conrado, Rio de Janeiro

Abertura: 02 de abril, terça-feira, 19h

Visitação até dia 21 de abril

 

A arte de explorar o Rio por outros ângulos em livro

RIO, mais novo projeto artístico do premiado fotógrafo carioca Rafael Duarte é manifesto de amor a ela em uma obra documental que marca esta década

CAPA-LIVRO-RIO---Rafael-Duarte-web

Desafiar os olhares mais aguçados e revelar ângulos inusitados. RIO, novo livro do premiado fotógrafo carioca Rafael Duarte, revela uma outra cidade do Rio de Janeiro. Somando o poder da fotografia, que permite alcançar lugares sonhados pela imaginação humana, e oito anos de dedicação, o fotógrafo traz uma série de imagens que revelam novos olhares sobre paisagens já conhecidas. O livro, que tem prefácio assinado por Sergio Surgi, um dos principais especialistas na obra do fotógrafo Marc Ferrez do Brasil, traduz um manifesto de amor à essência da cidade e será lançado na semana do aniversário do Rio de Janeiro.

PEÇA O SEU LIVRO: booklookcomercial@gmail.com 

IMG_9771web

Como admirador do lugar onde nasceu e cresceu, Rafael sempre procurou estabelecer um olhar generoso para a capital fluminense com sua expressão artística. Inspirado nos mestres Ansel Adams, Sebastião Salgado e Marc Ferrez, e movido pela curiosidade e ímpeto de encontrar a essência geográfica do Rio, o fotógrafo explorou a cidade em busca de ângulos únicos, improváveis e de perspectivas incomuns para criar essa série artística, investigativa e documental. O objetivo foi revelar a delicadeza e a força que estão na sinergia entre o natural e o urbano, resultado dessa longa imersão sobre o território carioca.

A obra, de 200 páginas com fotografias em preto e branco que sai pela Editora Bambalaio, é um convite para que o leitor faça uma viagem pelo Rio ao logo dos quatro capítulos que representam recortes das regiões da cidade. O percurso segue a lógica do descobrimento e da ocupação urbana. Começa pela baía de Guanabara e as silhuetas das montanhas vistas de Niterói, entra pelo Centro antigo, passa pela Zona Norte e cruza a Floresta da Tijuca até chegar à Zona Sul e, por fim, desbrava os recantos mais inóspitos da Zona Oeste situados no Parque Estadual da Pedra Branca.

“O desafio foi documentar nos cenários atuais o encontro entre o presente e o passado, com elementos que remetem à história do desenvolvimento da cidade. O resultado foi um livro delicadamente editado, que traça um mapa fotográfico do Rio de Janeiro”, comenta o autor.

RIO por Rafael Duarte | Apresentação from Bambalaio on Vimeo.

Para desbravar esses cenários com florestas, montanhas, edificações e monumentos, e buscar justamente a imagem que poucos conseguem ver, o primeiro passo foi não chegar ou admirar o local no mesmo ângulo da população. Para isso, os meios de transporte foram, na maioria das vezes, alternativos – asa delta, bondinho de carga, remo, avião monomotor e bicicleta, por exemplo.

O ato de encontrar o enquadramento da foto foi o despertar para esta aventura e o motor do processo criativo, que Rafael compartilha em forma de narrativa com imagens. Essa nova “apresentação” da cidade e seus entornos servem como inspiração enquanto instigam o anseio de descobrir “de onde a foto foi feita?”. Essa viagem fica ainda mais completa com conteúdo em vídeo – acessado via QR Codes impressos nas páginas do livro – desvendam os bastidores da criação desta série e contam algumas histórias por trás das fotos.

IMG_9779web

Em busca dos cenários mais inusitados, Rafael explorou os quatro cantos das Zonas Norte e Sul, Oeste, Centro, Baía de Guanabara e Niterói.  Caminhou pelos 180km da Trilha Transcarioca – cruzando seis parques naturais, subiu montanhas, pedalou por estradas, voou de asa delta e avião monomotor, navegou de veleiro, escuna, remo e catamarã, acessou telhados e terraços de construções diversas. Teve acesso especial a monumentos emblemáticos da cidade, como os braços, ombros e cabeça do Cristo Redentor, a cesta de manutenção sobre o Bondinho do Pão de Açúcar, a passarela dos holofotes do Maracanã e a claraboia da Catedral Metropolitana. Tudo para captar o seu olhar do Rio de Janeiro – sem uso de helicóptero ou drone. Somente ali, admirando.

“Esse duradouro e intenso processo me ensinou o poder transformador da imersão em um projeto fotográfico, a importância de uma dedicação a longo prazo e a maturidade que o tempo traz às questões conceituais de uma obra.  E, no lado pessoal, a oportunidade de renovar a minha conexão com a cidade em um espaço a ser redescoberto pelo nosso desejo, iniciativa e olhar. Sinto que a fotografia foi o salvo-conduto para eu explorar o meu lugar de origem nessa jornada épica”, analisa Rafael sobre o resultado do trabalho.

A decisão de ter todas as fotos em preto e branco busca atenuar as linhas que delimitam a beleza e o caos, o novo e o velho, o rico e o pobre. A ausência de cor traz o foco para o essencial, levando a uma proposta de reflexão sobre o contexto atual da cidade. Tudo para resgatar o lado mais cru e inspirador do Rio: sua inesgotável vocação natural em meio ao crescimento desordenado.

O projeto foi realizado pela editora e produtora Bambalaio com o patrocínio da Mark Building, Multiterminais e JLT através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

 

Instaserie

A Bambalaio lançará em fevereiro no Instagram do fotógrafo Rafael Duarte uma instasérie, trazendo em forma de episódios temáticos alguns dos vídeos criados para o projeto fotográfico do livro RIO. Serão 10 episódios, de 1 minuto cada, que contarão bastidores do processo criativo do fotógrafo, que foi de extrema importância para o resultado final do projeto. Nos vídeos, Rafael conta o que sentiu ao subir no ombro da estátua do Cristo Redentor, como foi percorrer os 180km da Trilha Transcarioca e também quais meios alternativos usou para se deslocar na cidade em busca de ângulos únicos. Em um dos episódios, por exemplo, Rafael revela como carregou sua câmera durante um voo de asa delta para capturar imagens de São Conrado, da Pedra da Gávea e do Morro Dois Irmãos das alturas.

A série estará disponível no instagram do artista (@rafaelduartephotography) e em sua página no Facebook.

 

RIO Pop-Up Expo

O fotógrafo Rafael Duarte apresenta na Cinza Galeria, no Fashion Mall, uma exposição Pop-Pp, de curta duração, com algumas obras icônicas da série RIO. A abertura será no dia 28 de março, quinta-feira. A visitação será gratuita.

 

SERVIÇO LANÇAMENTO DO LIVRO RIO

Data: 26 de fevereiro (terça), às 19h

Local: Livraria Argumento Leblon

Endereço: Rua Duas Ferreira, 417, Leblon, Rio de Janeiro.

 

PEÇA O SEU LIVRO: booklookcomercial@gmail.com 

  

Sobre a obra

Título: RIO

Autor: Rafael Duarte

Editora: Bambalaio

Preço sugerido: R$ 100,00

Formato: 30cm x 25cm/ 200 páginas / capa dura

Impressão: Ipsis

ISBN: 978-85-67413-04-4

 

SINOPSE

RIO reúne a maior série da carreira do premiado fotógrafo carioca Rafael Duarte, que se dedicou a este projeto durante oito anos. Trata-se de uma obra artística, investigativa e documental sobre o território carioca que revela ângulos incomuns e olhares únicos que destacam a essência da cidade do Rio de Janeiro. O fotógrafo explorou a cidade de diversas formas para exaltar a sinergia entre o natural e o urbano em fotografias em preto e branco. Com prefácio assinado por Sergio Burgi, o livro apresenta perspectivas inusitadas e desvenda ambientes desconhecidos por muitos. Ao desbravar as florestas, montanhas, prédios e monumentos e usar meios alternativos de transporte —asa delta, Bondinho, remo, avião monomotor e bicicleta —, Duarte fez de seu processo criativo um elemento intrínseco desta obra. O autor compartilha sua aventura em uma narrativa cujas imagens inspiram o desejo de conhecer a cidade, resgatam os vínculos afetivos e despertam um chamado para a sua conservação ambiental e cultural. Conteúdos associados de vídeo desvendam os bastidores da criação desta série e contam algumas histórias por trás das fotos.

 

Ficha Técnica

Fotografia Rafael Duarte

Prefácio Sergio Burgi

Textos Rafael Duarte

Edição Bambalaio

Projeto Gráfico e Produção Gráfica Portas Design – Karla de Souza e  Roberta Portas

Relações Públicas Roberta Tavares

Tradução Rane Souza

Revisão Rosalina Gouveia

Vídeos

Imagens: Guilherme Leporace e Pedro Serra

Fotografias e roteiro: Rafael Duarte

imagens aéreas: Rafael Duarte e Guilherme Leporace

Edição: João Lucas Campos

Administração Sagre Consultoria

Impressão IPSIS

Tratamento de Imagens Edição da Imagem

Distribuição Booklook Editora

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA: FleishmanHillard Brasil

Priscila Velloso   priscila.velloso@fleishman.com.br

Tel: 21.3724-1644

Renata Pacheco Jordão    renata.jordao@fleishman.com.br

Tel: 21.3723-8094 / 99466-4316

 

RIO por Rafael Duarte | APRESENTAÇÃO

RIO por Rafael Duarte | Vôo livre em São Conrado

RIO por Rafael Duarte | Ilha de Paquetá

RIO por Rafael Duarte | Niterói