Galeria Cinza abre exposição de fotos “RIO” de Rafael Duarte

convite_lançamento_livrorio_atualização_5

O fotógrafo carioca Rafael Duarte leva as fotos de seu mais novo livro RIO, para uma exposição na Cinza Photogallery, no Fashion Mall. Com abertura no dia 2 de abril, a mostra apresenta 13 fotos icônicas, com paisagens como a rampa de voo livre com o morro Dois Irmãos e São Conrado ao fundo – fotografada da arquibancada sob a rampa da Pedra Bonita -, gramado e arquibancadas do Maracanã com o Cristo Redentor ao fundo – clicados da passarela dos holofotes do estádio -, roldanas de sustentação do Bondinho com o Pão de Açúcar ao fundo – foto feita da cesta de manutenção no topo do Bondinho -, entre outras belas imagens que mostram um novo ângulo da cidade.

“As fotos do Rafael Duarte agradam as pessoas, pois são fruto de muita criação e planejamento, o que as tornam únicas, destacando-as entre tantas outras que têm o Rio de Janeiro como tema”, comenta Joaquim Nabuco, galerista da Cinza Photogallery e fotógrafo.

Na abertura da exposição também haverá uma sessão de autógrafos do livro Rio, lançado esse ano, que revela outros ângulos da cidade do Rio de Janeiro. A obra traz uma série de imagens que revelam novos olhares sobre paisagens já conhecidas. Como admirador do lugar onde nasceu e cresceu, Rafael sempre procurou estabelecer um olhar generoso para a capital fluminense com sua expressão artística. Inspirado nos mestres Ansel Adams, Sebastião Salgado e Marc Ferrez, e movido pela curiosidade e ímpeto de encontrar a essência geográfica do Rio, o fotógrafo explorou a cidade em busca de ângulos únicos, improváveis e de perspectivas incomuns para criar essa série artística, investigativa e documental. O objetivo foi revelar a delicadeza e a força que estão na sinergia entre o natural e o urbano, resultado dessa longa imersão sobre o território carioca. E serão esses novos ângulos da Cidade Maravilhosa que estarão na exposição.

O livro, com 200 páginas e fotografias em preto e branco, editada pela Editora Bambalaio, é um convite para que o leitor faça uma viagem pelo Rio ao logo dos quatro capítulos que representam recortes das regiões da cidade. O percurso segue a lógica do descobrimento e da ocupação urbana. Começa pela baía de Guanabara e as silhuetas das montanhas vistas de Niterói, entra pelo Centro antigo, passa pela Zona Norte e cruza a Floresta da Tijuca até chegar à Zona Sul e, por fim, desbrava os recantos mais inóspitos da Zona Oeste situados no Parque Estadual da Pedra Branca.

 

Sobre a exposição

RIO

Cinza Photogallery

Endereço: Estrada da Gávea, 899, São Conrado, Rio de Janeiro

Abertura: 02 de abril, terça-feira, 19h

Visitação até dia 21 de abril