Biografia

Nascido no Rio de Janeiro, Rafael Duarte é fotógrafo, jornalista e documentarista. Mestre em “Cinema e Audiovisual” pela Université de Paris 1 Panthéon-Sorbonne (França), usa a fotografia e o cinema para contar histórias e provocar reflexões sobre as questões da natureza e das sociedades. Indicado do Prêmio Jabuti 2017. é autor dos fotolivros “Abrolhos – Terra e Mar” (2016), “Expedição Miramundos Estrada Real” (2013), e do livro-guia “Trilha Transcarioca” (2017), além de editor do fotolivro de retrospectiva do fotógrafo Roberto Vámos (Bambalaio, 2016).

Sua série “Simplesmente Rio” ganhou destaque em galerias do Rio e Brasília, tendo uma exposição individual no Centro Cultural da Justiça Federal (2015) durante o Foto Rio em homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro. Colabora com veículos nacionais e internacionais como VICE, Go Outside, O Globo, Extremos, Revista Piauí, entre outros.

Assinou direção, roteiro e cinematografia dos documentários “Filhos do som”(2018), “SOS UERJ”(2018), “A montanha do mar”(2018), “Trilha Transcarioca” (2017) e  “Whiteout” (Urca Filmes / Bambalaio Filmes, 2015), vencedor dos prêmios internacionais Rocky Spirit (Brasil), Mountain Film – Sir Edmund Awards (EUA) e Dehli International Film Festival (India).

Dirigiu e produziu uma série de minidocs para a Revista Piauí sob supervisão dos documentaristas João Moreira Salles e Renato Terra, além das primeiras webséries do site do jornal O Globo pela Miramundos , equipe de expedições jornalísticas e fotográficas criadas por ele em 2009.

Na última década, viajou por mais de 250 cidades de 30 países. Neste período a fotografia de aventura e de viagem se tornou uma de suas especialidades, numa simbiose com seu olhar documental e seu espírito conservacionista. Suas fotos foram expostas em galerias da França, Inglaterra, Espanha e Brasil em coletivas e individuais,  e também publicadas em diversos veículos de mídia.

Em 2009, foi eleito entre os melhores fotógrafos do Caminho de Santiago do mundo por uma associação da Navarra.  Ainda neste ano fundou a equipe de expedições “Miramundos”, por onde hoje viaja o mundo compartilhando experiências e imagens durante desafios esportivos.

Participou também do World Photo London 2012 na Somerset House (Londres), pelo Sony World Photography Awards e do Casa Cor Brasília 2012 e 2013.

Graduou-se em Comunicação Social – Jornalismo após concluir o Ensino Médio na Califórnia (EUA). Tem  pós-graduação em Comunicação com o Mercado pela ESPM e MBA em Marketing pela FGV. Atualmente é o editor do blog Miramundos no site do jornal O Globo e colunista do portal Extremos.  Também gerencia a Bambalaio, sua própria agência de conteúdo estratégico e produtora audiovisual.

 

Histórico cronológico

(Lançamento 2018) – Brasil - Direção, roteiro e fotografia do documentário “Filhos do som”

(Lançamento 2018) – Brasil - Direção, roteiro e fotografia do documentário “A montanha do mar”

(Lançamento 2018) – Brasil - Direção, roteiro e fotografia do documentário “SOS UERJ”

2017 – Brasil - Indicação ao Prêmio Jabuti de Literatura na categoria Meio Ambiente pela obra “Abrolhos – terra e mar”.

2017 – Brasil - Lançamento do documentário curto “Trilha Transcarioca”.

2017 – Brasil – Lançamento do livro-guia “Trilha Transcarioca”.

2016 – Brasil - Lançamento do fotolivro “Abrolhos terra e mar”(2016, Bambalaio Editora). Autor e editor.

2016 – Brasil – Edição do fotolivro “Viajanseio”, de Roberto Vámos (Bambalaio Editora)

2016 – Rio de Janeiro, Brasil: Direção e fotografia de uma série de mini documentários para a Revista Piauí sob supervisão dos documentaristas João Moreira Salles e Renato Terra.

2015 – Rio de Janeiro e São Paulo, Brasil: Whiteout – Prêmio de Melhor Filme Nacional (Escolha da Auidiência) do Rocky Spirit – maior festival de cinema outdoor do país. Vencedor do Mountain Film Festival (EUA) e do Delhi International Shorts Films Festival (Índia)

2015 – Estados Unidos, Itália, Eslováquia, índia: Seleção oficial do filme “Whiteout” para 7 festivais internacionais de cinema: Skyway Film Festival, Rocky Spirit, Visioni Corte, Horsky Film, Reedy Reels, Roma Cinema DOC, Dehli International Film Festival.

2015 – Rio de Janeiro, Brasil: Publicação do trabalho “Simplesmente Rio” no catálogo do FotoRio 2015.

2015 – Rio de Janeiro, Brasil: Exposição individual “Simplesmente Rio” no Centro Cultural Justiça Federal no FotoRio 2015 em homenagem aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro.

2015 – EUA / Itália / Brasil – Lançamento do documentário média-metragem “Whiteout” (Urca Filmes/Bambalaio Filmes). Direção, fotografia e roteiro.

2014 – Rio de Janeiro, Brasil: Início do trabalho como colaborador da revista digital NOO Mag (noo.com.br)

2014 – Rio de Janeiro, Brasil: Foto selecionada para publicação no livro Rio 450 anos – concurso realizado pela Prefeitura e comitê Rio 450 pelo Instagram.

2014 – Rio de Janeiro, Brasil: Foto e artigo “Mont-Blanc, relato de uma ascensão sem glória” publicado no e-book “O Melhor do Extremos 2013” (Extremos/2014).

2014 – EUA e México: Publicação da série “Thai Spirit” – sobre a cena do Muay Thai na Thailândia no Fightland de amos os países.

2014 – Mont-Blanc , França, e Rio de Janeiro, Brasil: Direção, roteiro e cinematografia do documentário “Whiteout” (Urca Filmes / Bambalaio Filmes)

2014 – Rio de Janeiro, Brasil: 1˚ lugar no concurso pelo Instagram – Evoke + The Beach

2014 – São Paulo,  Brasil: Artigo publicado do livro “O melhor de Extremos 2013″, de Elias Luiz (Portal Extremos).

2013 – Brasília, Brasil: “BSB Fineart” – Participação da feira de fotografia com a série “Men and Nature” pela galeria Referência.

2013 – Rio de Janeiro e Minas Gerais, Brasil: Lançamento do fotolivro “Expedição Miramundos Estrada Real”. Autor, editor e produtor.

2013 – São Paulo, Brasil: Estreia como colunista do portal Extremos.

2013-2011 – Rio de Janeiro, Brasil: Editor do blog de expedições e aventura Miramundos, no site do jornal O Globo (oglobo.com.br/miramundos).

2013 – Paris, França: Mestrado em Cinema e Audiovisual (Criação, análise e estética) na Université Paris 1 Phantéon-Sorbonne.

2013 – Paris, França: Exposição Individual « Paris Manif – Portraits d’une société idéaliste » (Paris Manif – retratos de uma sociedade idealista), na galeria Arte Café.

2013 – Paris, França: Exposição coletiva do festival « Territoires en Images », no Institut de Géographie da universidade Sorbonne, no Quartier Latin, organizado pela Arrimage.

2013 – Paris, França: Exposição coletiva « Silence & Bruit », no Centre d’Animation de Bercy, em mostra organizada pela Culturia Asso.

2012 – Londres, Inglaterra: Selecionado como « commended photographer » com a foto “Menina de Uros” na categoria “Smile” do Sony World Photo Awards, para o World Photo London 2012, no Somerset House

2012 – Rio de Janeiro e Minas Gerais, Brasil: “Expedição Miramundos Estrada Real” – Primeira cobertura jornalística brasileira de uma expedição utilizando o aplicativo de fotografias “Instagram”.

2012 – Rio de Janeiro e Minas Gerais, Brasil: Diretor da websérie Expedição Estrada Real, veiculada no site do Jornal O Globo, no blog Miramundos.

2012 – Brasília, Brasil: Fotos da série “Simplesmente Rio” selecionadas para compor o espaço criado pelos arquitetos Rebeca Maaldi e Otto Brill no Casa Cor Brasília.

2012 – Brasília, Brésil : Exibição de fotografias da série “Simplesmente Rio” em exposições coletivas nas galerias Referência, Expo Arte e Pé Palito, em Brasília.

2011 – Rio de Janeiro, Brasil | Venezuela | Guiana: “Expedição Miramundos Monte Roraima” – primeira cobertura jornalística online em expedição ao topo da montanha, graças ao uso de tecnologia via satélite.

2011 – Rio de Janeiro, Brasil: Autor de reportagem com fotografias de sua autoria sobre a expedição “Miramundos Monte Roraima” para a revista Boa Viagem, do Jornal O Globo.

2009 – Rio de Janeiro, Brasil: Exposição individual « Nos Pedais de Santiago » na Galeria Vilaseca Leblon.

2009 – Rio de Janeiro, Brasil: Exposição coletiva “ Caminho de Santiago”, na  Casa de España.

2009 – Navarra, Espanha: Eleito entre os melhores fotógrafos do Caminho de Santiago do mundo em 2009 pela Associação dos Amigos do Caminho de Santiago, na Navarra. Uma exposição itinerante foi realizada e contou com três fotos de Rafael Duarte que circularam por diversas cidades da Espanha.

2009 – Rio de Janeiro, Brasil: Autor de reportagem com fotografias de sua autoria sobre a expedição “Nos pedais de Santiago” para a revista Boa Viagem, do Jornal O Globo.

2009 – Rio de Janeiro, Brasil | France | Espanha: Primeira cobertura jornalística e fotográfica online para um blog de um jornal de uma peregrinação pelo Caminho de Santiago – expedição “Nos pedais de Santiago”.